Em 2020, ano marcado pelo isolamento social, o Brasil foi responsável por 48,77% dos pedidos de delivery em toda a América Latina. Desde então, 47% dos estabelecimentos adotaram novos canais de venda, tendo como maior foco o Whatsapp e em seguida os aplicativos de entrega. Os dados são da Statista, empresa especializada em pesquisa de mercado e hábito dos consumidores.
A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) fez um levantamento que apontou uma estimativa de crescimento entre 15% e 20% para o final de 2021 e a tendência é de aumento para 28% com faturamento em torno de R$ 166,9 bilhões para o food service em 2022.
Veja a seguir como fica o mercado de delivery com novidades e tendências para o segmento:
- Burger King e delivery próprio (Lançamento da sua própria plataforma de delivery para disputar com Ifood e Rapi);
- Drones do Ifood - Droneporto (A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberou recentemente o uso de drones para entregas comerciais e o Ifood em parceria com a startup Speedbird Aero será primeiro app de entrega na América Latina a se beneficiar da novidade);
- Encerramento das atividades do Uber Eats (Na primeira semana de 2022, a Uber anunciou o encerramento das atividades de entrega de comida no Brasil - Uber Eats. Suposto motivo: Concorrência. Contudo alguns outros serviços de entregas continuarão ativos. Ex: entrega de compras de supermercado, pet shops, farmácias, entre outros estabelecimentos e produtos);
- Dark Kitchens (As Dark Kitchens, também conhecidas como delivery-only restaurant (restaurante só de entrega - sem salão para degustação) são estabelecimentos criados apenas para delivery e ganharam espaço significativo durante o primeiro ano da pandemia e a tendência é de crescimento e que se fortaleça em 2022);
- Delivery do Tik Tok (O Tik Tok anunciou no final de 2021 que lançará em março deste ano delivery das comidas com receitas que são mais populares no aplicativo. O serviço será feito em parceria com a Virtual Dining Concepts (empresa de gastronomia que lança pratos personalizados) e está previsto a princípio apenas para os Estados Unidos).
De uma coisa já temos certeza, daqui para frente este o mercado com esta modalidade de venda, estará sempre em crescimento.
E aí, gostou das informações?
Fonte: Yahoo Finanças
